Detran-SP autua 11 em blitz da Operação Direção Segura Integrada em Jaboticabal

Compartilhe esta notícia:

No total, 302 abordagens foram realizadas na cidade durante ação, que contou com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Realizada na última sexta-feira (25), em Jaboticabal, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 11 recusas ao teste do bafômetro. A ação do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 302 motoristas na Avenida Carlos Berchieri. A ação contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: quando condenado, o motorista, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Blitze no estado

No último final de semana, dez blitze da Operação Direção Segura Integrada foram realizadas no estado, com ações também nos municípios de Araçatuba, Barretos, São Carlos, Jales, Cândido Mota, Piracicaba, Americana, São José dos Campos e São Paulo.

No total, 6.625 veículos foram abordados, dos quais 175 foram autuados por alcoolemia, sendo 163 que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, dez foram multados por dirigirem sob influência de álcool (índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e dois foram autuados por crime de trânsito.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir acidentes e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Compartilhe esta notícia: